Viagem Brasil,  Viagens

Usina Hidrelétrica de Itaipu

PARADA OBRIGATÓRIA!!!
Esse é um passeio indispensável no roteiro de quem vai visitar Foz do Iguaçu. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e a maior Usina Hidrelétrica do mundo em geração de energia! E eu, pessoalmente fiquei impressionada com essa obra do ser humano, é surreal a grandeza!

Itaipu é uma Usina Binacional, pois foi construída a partir da Ata do Iguaçu, documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai, no qual os dois países se comprometeram a estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos presente entre os dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.

Os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguraram oficialmente a usina em 5 de novembro de 1982, ao abrir as 14 comportas do vertedouro. No entanto, a produção de energia só tem início quando entra em operação a primeira unidade geradora, em 5 de maio de 1984. Já a venda de energia inicia em 1 de março de 1985.

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 11,3% da energia consumida no Brasil e 88,1% no Paraguai.

Chegando na área da Usina, nós estacionamos o carro (R$25,00) e então fomos até a bilheteria retirar nossas entradas que foram compradas pela internet. Nós pagamos R$42,00 por pessoa para realizar o passeio panorâmico pela Usina (apenas visitação através do ônibus, não andamos pela Usina).

Ao entrar aguardamos em uma fila pelo ônibus aberto de turismo que realiza o tour conosco.
Uma dica é que se for um dia mais frio, vá com algum agasalho no ônibus pois venta bastante durante o trajeto.

Fila para o ônibus

Nós optamos por ficar do lado direito do ônibus que passa mais perto dos grandes canos de água (10m de diâmetro) e valeu a pena.

Primeira parada para fotos
Vista Panorâmica

Toda história é contada durante o passeio por um guia de turismo interno e então fazemos a primeira parada para fotos onde podemos avistar a Usina como um todo e também assistir um vídeo institucional que conta a história da Usina Hidrelétrica Binacional.

Seguimos o passeio e então temos outra parada para fotos onde vemos o símbolo da Itaipu Binacional e também onde são abertas as comportas quando há excesso de água na Usina (vertedouro).

Vertedouro
Vertedouro

E então o ônibus transita por toda a área fabril onde conseguimos ver o lago, os canos e etc.

Cada 10m diâmetro
Vertedouro por outro ângulo

A imensidão e a estrutura que vemos chega a tirar o fôlego, é incrível a obra que foi feita ali.

Eles demonstram também um carinho por todos os funcionários que se aposentaram lá ou que trabalham há mais de 15 anos, as homenagens são feitas através de árvores que são plantadas por esses funcionários e são identificadas com o nome do colaborador e função que ele exerce. Achei bacana a iniciativa ♥

O passeio panorâmico dura em torno de 1h30 e vale fazer o passeio a pé também para quem for fora do período de pandemia!

Vale a pena esse conhecimento!
Mostrei todo o passeio no vlog I da viagem, assista aqui ♥

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *